Um dia como outro qualquer, até chegar o fim de tarde, na sala as luzes desligaram e o ar condicionado parou de funcionar, momentos depois todos voltando para suas casas e a notícia: é um apagão em vários estados do Brasil, alastrou-se feito bolas de sabão sopradas ao vento.

Mantive a caminhada rotineira, os pés me fizeram chegar em casa e no itinerário até esse destino final, meus olhos registraram avenidas com filas de carros e os principais corredores da cidade com um amontoado de gente. Algumas pessoas pareciam meio perdidas, os telefones não pegavam, fiquei sem internet dois dias e um caos momentâneo tomou conta da cidade que é ligada na tomada de 500 volts.

Não estamos acostumados a conviver com a escuridão do horizonte e as sombras que cada eu carrega. Nem parece que a humanidade viveu a maior parte de sua história sem energia elétrica e que Brasil a dentro, nas pequenas cidades, ela chegou há pouco mais de um século. Quando ainda tinha dentes de leite, fazia caminhadas na roça à noite, junto às pessoas da minha árvore genealógica para visitar os parentes e como companhia tínhamos os vaga-lumes, uma lanterna de mão da minha tia e as estrelas, muitas, orientando os caminhos, pairavam soberanas, na ausência de luzes artificiais. Há milhões de anos as constelações são guias para os viajantes.

Os meus pensamentos, terá sido também meu coração? começaram a me levar para as ruas e casas escuras, distantes muitas léguas daqui num lugar chamado sertão e quando faltava a luz, eu-criança, junto as outras do bairro, todas com menos de um metro, fazíamos a festa. Primeiro, ouviam-se os gritos, depois era procurar as velas que seriam os guias na escuridão. Era um acontecimento festivo, algo diferente na rotina dos dias de sol e mormaço, nós-pequenos imaginávamos fantasmas e seres do outro mundo, quem sabe não bateriam em nossas portas?

Tudo virava uma brincadeira e o escuro era matéria prima para a diversão, eu nem sonhava com as manchetes de jornal falando nos prejuízos que o apagão pode causar à indústria e ao comércio e sua relação com a queima dos eletrodomésticos. Simples assim.